eletrica
CAPACITÂNCIA
MOGI DAS CRUZES
2013
OBJETIVO
O experimento realizado e analisado a seguir tem como objetivo verificar a relação entre tempo e tensão na carga e descarga de capacitores.
INTRODUÇÃO
O capacitor é um dispositivo usado para armazenar energia elétrica. Os elementos básicos de qualquer capacitor são dois condutores isolados entre si. Independentemente da forma desses condutores eles recebem o nome de placas, conforme figura 1.
Figura 1: Dois condutores isolados entre si e do ambiente, formando um capacitor.
A figura 2 mostra um capacitor formado por duas placas paralelas condutoras e área A separadas por uma distancia d. Quando um capacitor está carregado as placas contêm cargas de mesmo valor absoluto e sinais opostos, +q e –q. Entretanto, quando se refere à carga de um capacitor, q é o valor absoluto da carga de uma das placas ( q não é a carga total do capacitor, que é sempre zero).
Figura 2: Capacitor de placas paralelas
As placas de um capacitor feitas de um material condutor são superfícies equipotenciais: todos os pontos os seus pontos possuem o mesmo potencial elétrico, além disso, existe uma diferença de potencial entre as duas placas (V).
A carga q e a diferença de potencial V de um capacitor são proporcionais. A constante de proporcionalidade C é chamada de capacitância do capacitor, seu valor depende da geometria das placas, mas não depende da carga nem da diferença de potencial. A capacitância é uma grandeza elétrica que é determinada pela quantidade de carga que precisa ser armazenada nas placas para produzir determinada diferença de potencial entre elas. Quanto maior a capacitância, maior a carga necessária. A equação utilizada para cálculo da capacitância é:
A unidade da capacitância no SI é o farad (coulomb por volt).
PROCEDIMENTOS
1) A fonte DC foi ajustada pra 6V e o capacitor foi carregado conforme figura 3. A fonte