eletrica
Um conjunto estruturado consiste de um conjunto de produtos de conectividade,empregado de acordo com regras especificas de engenharia,cujas principais características são: arquitetura aberta; meio de transmissão e disposição física padronizados; aderência a padrões internacionais; projeto e instalação sistematizados. Suportam múltiplas aplicações incluindo voz, dados, e vídeo. Com capacidade de expansão programada.(tecnologia emegente), alem de facilitar no diagnósticos e manutenções.
Conceito de rede estruturada – surgiu com o objetivo de criar uma padronização da infra, instalada dentro de edifícios comerciais e residenciais. Os sistemas convencionais são aqueles conhecidos, redes locais; redes de telefônica; circuitos para distribuição de televisão etc.
Padronização – reconhecendo a necessidade de padronizar a infra estrutura dos sistemas diversos profissionais, fabricantes e usuários reuniram-se sobre orientação de organizações para desenvolver normas.
Padronização normas – breve descrição das principais normas. ANSI/TIA/EIA-568C: esta norma define os principais conceitos do cabeamento estruturado, seus elementos a topologia, tipos de cabos e tomadas, distancias e testes de certificação.
ANSI/EIA/TIA-569- especificações de infra estrutura de cabeamento estruturado.
ANSI/EIA/TIA-570 – padrão para cabeamento de telecomunicações para residências e pequenos edifícios comerciais.
EIA/TIA-607 – padrão de aterramento para telecomunicações em edifícios comerciais.
EIA/TIA-606 – norma para administração da infra-estrutura de telecomunicações em edifícios comerciais;
TIA-942 – norma que define a ifra para data Center relacionando campos afins como cabeamento e segurança contra incêndio e qualidade de energia.
Memorial descritivo – lista de materiais;