CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Custo
O custo do ativo fixo é o próprio custo de aquisição somado dos impostos que não são recuperáveis. Existem novos conceitos de custos pra deixar o ativo pronto para o uso podendo capitalizar se tornando um ativo fixo, e também existe o custo de remoção de desmantelamento, um bom exemplo é se no final da vida útil de um determinado ativo tiver algum custo para remover ou desmantelar aquele ativo, será capitalizado a valor presente em seu momento inicial do reconhecimento ao custo do ativo fixo.
“Custo é o preço de compra (incluindo os impostos não recuperáveis) custos para colocação em uso e custo de remoção. Reavaliação não é mais permitida. Manutenção não é ativada. Custos de empréstimos podem ser capitalizados quando em construção. Passível de ajuste a valor presente.”
O CPC 12 trata do ajuste do valor presente que pode afetar o valor do ativo fixo, exemplo: ser a empresa comprar um ativo fxo a prazo terá que fazer um ajuste a valor presente desse ativo. O CPC 20 também trata sobre de empréstimo exemplo: se existe uma construção do ativo fixo é premitido ser capitalizados os encargos financeiros durante o período de contrução desse ativo.
O auditor da Ernst Young Silvio Kamioto explica que, o ativo fixo se realiza de três formas que é sobre a própria alienação baixa do ativo, pelo perecimento que é tratado no CPC 1 que fala sobre Impairment de ativos, ou pela depreciação desse ativo ao