Eletrecidade
PROF. JOSÉ GOMES RIBEIRO FILHO
CORRENTE E RESISTÊNCIA ELÉTRICA 01.INTRODUÇÃO
Nos três capítulos anteriores, estudamos as interações de cargas elétricas em repouso; agora estamos preparados para estudar as cargas em movimento. Uma corrente elétrica é o movimento de cargas de uma região para outra. Quando esse movimento ocorre ao longo de um caminho que forma um circuito fechado, o caminho denomina‐ se circuito elétrico.
Um circuito elétrico fornece basicamente um caminho para transferir energia de um local para outro. À medida que as partículas carregadas fluem através do circuito, a energia potencial elétrica é transferida de uma fonte (tal como uma bateria ou um gerador) até um dispositivo no qual essa energia é armazenada ou então convertida em outras formas de energia: em som em um sistema estéreo, em calor em uma torradeira ou em luz em uma lâmpada.
Neste capítulo, estudaremos as propriedades básicas dos circuitos elétricos. Para entendermos o comportamento das correntes em circuitos elétricos, descreveremos as propriedades dos condutores e como elas dependem da temperatura. Aprenderemos por que um fio de cobre curto, grosso e frio é um condutor melhor do que um fio de aço longo, fino e quente. Estudaremos as propriedades das baterias e como elas produzem corrente e transferência de energia em um circuito. Para essa análise, usaremos os conceitos de corrente, diferença de potencial
(ou voltagem), resistência e força eletromotriz. Finalmente, faremos um estudo da corrente elétrica através de um material usando um ponto de vista microscópico. 02.CORRENTE ELÉTRICA
Uma corrente é qualquer movimento de cargas de uma região para outra. Nesta seção, discutiremos correntes em materiais condutores. A grande maioria das aplicações tecnológicas das cargas em movimento envolve correntes desse tipo.
Em