eletrecidade
O arco elétrico é a fonte de calor mais comumente utilizada na soldagem por fusão de materiais metálicos, apresentando uma combinação ótima de características que incluem uma concentração adequada de energia para a fusão localizada do metal de base, facilidade de controle, baixo custo relativo do equipamento e um nível aceitável de riscos à saúde dos seus operadores. Como consequência, os processos de soldagem a arco possuem atualmente uma grande importância industrial, sendo utilizados na fabricação dos mais variados componentes e estruturas metálicas e na recuperação de um grande número de peças danificadas ou desgastadas.
http://www.iem.unifei.edu.br/professores/edmilson/Arco.pdf
Os radiadores de infravermelhos (mencionados neste artigo) são componentes ou aparelhos que, pela sua estrutura, se destinam por base a transformar tanto a maior quantidade possível da energia (corrente elétrica, gás) acumulada em calor, libertando-o numa superfície de radiação.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecedor_de_infravermelhos
Aquecimento por indução é um processo que é usado para selagem, endurecimento ou amolecimento de metais ou outros materiais condutores. Para modernos processos de fabricação, o aquecimento por indução oferece uma combinação atraente de velocidade, consistência, controle e eficiência energética.
http://www.ghinduction.com/sobre-aquecimento-por-inducao/?lang=pt-br
Aquecimento dielétrico Técnica de aquecimento especificamente elétrica na qual o calor é principalmente gerado num corpo não condutor de eletricidade por deslocamento de cargas elétricas à escala atômica ou molecular sob a ação de um campo elétrico de alta frequência (1 MHz a 300 MHz).