serviço social
Para subsidiar este trabalhou realizou-se entrevista com assistentes sociais que atuam no Sistema Prisional do Paraná, a fim de identificar os instrumentais e como se da utilização destes, no referido espaço ocupacional. Sendo que pode verificar-se que alguns instrumentais são disponibilizados pela Secretária de Justiça Cidadania e Direitos Humanos e são obrigatoriamente utilizados sem nenhuma alteração, tais como: procurações, requerimentos, fichas cadastrais, no entanto alguns onde não há obrigatoriedade foram feitas alterações e adequações. Para identificar as profissionais foram utilizadas apenas as iniciais de seus nomes.
“Existem instrumentais que foram criados e encaminhados pela secretaria de justiça do Paraná, os quais são obrigatórios seguir. Para alimentar o sistema de informações eles foram modificados. Vem uma gama de documentos que devem ser utilizados no setor, como requerimento para credencial, formulário de entrevista inicial e formulário para exame criminológico nestes dois últimos foram feitas adequações e alterações, porque existiam informações que eram necessárias e estes instrumentais não abarcavam e tivemos que adequar as nossas necessidades.” (F.T.B e T.M.F)
Quando questionadas em relação à origem, pesquisa e atenção à demanda e demais processos realizados para a construção dos instrumentais utilizados. Relataram:
“Foram utilizados elementos do estudo social e historia oral e social de vida, a demanda são as pessoas privadas de liberdade. Foi criado também acompanhamento social, este registra a evolução do preso dentro do sistema