Eletoíma
1420 palavras
6 páginas
1- Introdução:Os guindastes eletromagnéticos (figura 1) são de grande utilidade hoje em dia para movimentação de contêineres nos portos, são utilizados em ferros velhos e outros lugares que necessitam movimentar objetos metálicos pesados.
Figura 1:
Guindaste eletromagnético em operação.
Em nosso projeto o eletroímã (figura 2), que e a parte na qual iremos conceitualmente expor o experimento previsto. Dispositivo este que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético. Para construir um eletroímã simples enrolando-se um fio elétrico (geralmente cobre) ao redor de um núcleo de ferro, aço, níquel ou cobalto (materiais ferromagnéticos em geral).
Portanto através da construção de um guindaste elétrico demonstraremos o funcionamento de um eletroímã, e explicaremos experimentalmente a teoria eletromagnética envolvida neste dispositivo.
Figura 2:
Representação de um eletroímã simples.
2- Construção do Guindaste:
A construção do guindaste nesse experimento se dará em três partes, no projeto:
Base e braço do Guindaste;
Sistema de controle;
Eletroímã.
3- Base e braço do Guindaste:
Serramos uma base de madeira de 20x20cm e espessura de 1 cm aproximadamente, e três tiras de madeira de (2x16cm, 2x19cm, 2x7cm) e espessura de 1 cm. Cortamos o gargalo da garrafa pet rente à aba. Parafusamos a tira de madeira de 2x16cm na tampa para obtermos uma haste vertical giratória (figura3).
Figura 3:
Representação da haste giratória
Encaixamos o eletroímã na extremidade da tira horizontal (2x19cm). Fixamos a dobradiça nestas duas tiras como mostrado na (figura 4).
Figura 4:
As duas tiras sendo fixadas pela dobradiça.
Posteriormente fixamos o suporte vertical por três parafusos pequenos bem no centro da base de madeira (figura 5), e passamos para montagem do sistema de controle.
Figura 5:
Encaixe da haste giratória.
Uma consideração a ser