elementos
Uma prensa para amassar latas de alumínio com característica de operar em pequenos centros de reciclagem.
A vantagem da introdução desse mecanismo apresenta-se no processo de deformação das latas de alumínio com maior eficácia, rendimento financeiro maior com o aumento na produção e melhorias nas condições de trabalho. Salienta-se, ainda que, atualmente em cooperativas de pequenos centros urbanos, como por exemplo, do município de Bagé-RS, não há mecanismos para deformar as latas de alumínio devido ao seu alto custo de aquisição, ou seja, as mesmas são deformadas manualmente pelos recicladores. Assim fica caracterizado este estudo, portanto, como importante para o desenvolvimento do setor de reciclagem nestes centros urbanos.
Em vista disso, a introdução da automação industrial virá contribuir como um meio de garantir alta produtividade, elevada eficiência, e, padrão de qualidade, como também, permitirá a minimização do tempo de operacionalização. Contudo, a introdução da prensa no processo trará ganhos ergonômicos para com o colaborador, pois a automação auxilia na redução de tarefas repetitivas que geram desgaste físico aos funcionários.
Concomitantemente a justificativa desse estudo fundamenta-se, portanto, na introdução de uma forma de contribuir no trabalho de colaboradores que atuam nesses processos fabris que está em vasta expansão, diante do aumento da consciência ambiental.
Viabilização de automação do compactador de latas Processo antes da automatização era básico e totalmente manual, operador tinha que segurar a alavanca para que o cilindro hidráulico atuasse, após esmagadas as latas auxiliar abria a porta que estava travada manualmente, em seguida operador continua o ciclo acionando alavanca, bloco cai no chão ,o auxiliar pega o bloco do chão e coloca em cima do palete de madeira. Utilizando dois funcionários para realizar o processo, segurança e ergonomia em condições mínimas e processo manual.