Análise Arquitetos Herzog & de Meuron
BIOGRAFIA
Jacques Herzog e Pierre de Meuron, nasceram na cidade suíça de
Basileia em 1950.
Aos 20 anos de idade começaram a estudar arquitetura na
Politécnica de Zurique (ambos na mesma turma), cujos professores eram arquitetos de prestígio como Aldo Rossi e Dolf Schnebli.
Eles receberam seu diploma em arquitetura em 1975. Em 1977,
Pierre foi assistente do professor Dolf Schnebli. Em 1989, foi professor visitante na Universidade de Harvard, EUA.
Em 1978 estabeleceram a empresa Herzog & de Meuron. Eles são reconhecidos pela utilização de soluções imaginativas para problemas arquitectônicos, enquanto combinam habilidade com a nova tecnologia. Também dignos de nota nos seus edifícios com grande aproveitamento da luz natural.
O NASCIMENTO DE UMA EQUIPE
O estúdio de arquitetura Herzog & De Meuron, com sede na cidade suíça de Basileia, foi fundado por Jacques Herzog e por Pierre de Meuron em 1978.
A Arquitetura de Herzog & De Meuron definitivamente não se enquadra naquele viés popularesco de formas alegres e coloridas ou de novas e espetaculares estruturas, tão ao gosto das revistas especializadas. Pelo contrário, a simplicidade da fórmula é de espantar. É uma arquitetura que trabalha com essencialidade, materialidade, repetição e uma espécie de facialidade. O resultado dessas variáveis é uma certa “sensualidade melancólica”, uma “austeridade vigorosa” muito bem situada entre a intelectualidade e a emoção, entre o grave e o voluptuoso, entre o bruto e o virtual, entre o controle e a explosão, entre o rigor profissional e uma vitalidade artística que estão no cerne da dualidade arquetípica das escolas latina e germânica que dominam a cena de onde atuam. É desde esta ambigüidade dialética que se pode compreender a eloqüente Arquitetura dos suíços Herzog & De Meuron.
Ao longo de uma carreira de 20 anos, o trabalho de Herzog e De Meuron não só se caracteriza pela austeridade formal e inovação técnica, mas também