Elementos usados em desenho tecnico
Escalímetro: é um instrumento na forma de um prisma triangular que possui 6 réguas com diferentes escalas. É utilizado para medir e conceber desenhos em escalas ampliadas ou reduzidas.
Transferidor: é um material muito usado para medida e marcação de paredes. É composto basicamente por uma escala circular, ou de seções de circulo, dividida e marcada em ângulos espaçados regularmente, tal qual numa régua. Seu uso é diversificado tendo emprego em educação, matemática, engenharia, topografia, construção e diversas outras atividades que requeiram o uso e a medição de ângulos com precisão.
Fixos
Transferidor de 360°
Transferidor de 180°
Transferidor de 90°
Móveis
Transferidor de ângulo (com ou sem relógio)
Cabe notar que os transferidores podem marcar os ângulos não somente em graus mas também em milésimos, como aqueles utilizados pelos militares para aplicações de tiro.
Existem diversos modelos de transferidores com aplicações em:
Aeronáutica
Astronomia
Escolar
Engenharia
Navegação
Topografia
Trigonometria
Compasso: é um instrumento de que faz arcos de circunferência. Também serve para marcar um segmento numa reta com comprimento igual a outro segmento dado, e resolver alguns tipos de problemas geométricos, como por exemplo construir um hexágono, ou achar o centro de uma circunferência.
O compasso parabólico que conhecemos hoje foi inventado por Leonardo da Vinci.
Os compassos comuns possuem uma ponta seca, em forma de agulha, que determina um ponto fixo no papel, e outra ponta dotada de um estilete de grafite para traçar a circunferência, tendo como centro a ponta seca.
Nos compassos usados em Desenho Técnico, a ponta de grafite pode ser substituída por um adaptador, que permite acoplar uma lapiseira ou caneta. Outro acessório destes compassos é o tira-linhas, um instrumento que funciona como uma espécie de bico de pena. É semelhante a uma fina pinça, com um parafuso que