metalurgia
O desenho técnico é assim chamado por ser um tipo de representação usado por profissionais de uma mesma área: mecânica, marcenaria, serralheria, entre outros.
Ele surgiu da necessidade de representar com precisão máquinas, peças, ferramentas e outros instrumentos de trabalho.
No decorrer da apostila, você aprenderá outras aplicações do desenho técnico.
Material de Desenho Técnico
O conhecimento do material de desenho técnico e os cuidados com ele são fundamentais para a execução de um bom trabalho. A maneira correta de utilizar esse material também, pois as qualidades e defeitos adquiridos pelo estudante, no primeiro momento em que começa a desenhar, poderão refletir-se em toda a sua vida profissional.
Os principais materiais de desenho técnico são:
• O papel;
• O lápis ou lapiseira;
• A borracha;
• A régua.
O papel
O papel é um dos componentes básicos do material de desenho. Ele tem formato básico, padronizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esse formato é o A0 (A zero) do qual derivam outros formatos.
Formatos da série “A” (Unidade: mm)
Formato Dimensão Margem direita Margem esquerda
A0
A1
A2
A3
A4 841 x 1.189
594 x 841
420 x 594
297 x 420
210 x 297 10
10
7
7
7 25
25
25
25
25
O formato básico A0 tem área de 1m2 e seus lados medem 841mm x 1.189mm.
Do formato básico derivam os demais formatos.
O Lápis
O lápis é um instrumento de desenho para traçar. Ele tem características especiais e não pode ser confundido com o lápis usado para fazer anotações costumeiras.
A borracha
A borracha é um instrumento de desenho que serve para apagar. Ela deve ser macia, flexível e ter as extremidades chanfradas para facilitar o trabalho de apagar.
A maneira correta de apagar é fixar o papel com uma mão e com a outra esfregar a borracha nos dois sentidos sobre o que se quer apagar.
A régua
A régua é um instrumento de desenho que serve para medir o modelo e