Magma em intraplacas oceanicas
O magma dominante em intraplacas oceânicas é chamado de basalto de ilha oceânica (OIB). Os produtos mais comuns do vulcanismo oceânico intraplaca são as diversas ilhas oceânicas. São formações erguidas no fundo do mar sem influências diretas dos continentes.Na maioria dos casos, apesar de serem menos estudadas, são submarinas formadas por acumulações que nunca atingiram o nível do mar. Porém, independente da acumulação ter atingido o nível do mar chamamos de OIB todos os basaltos de ambiente oceânico intraplaca.
Muitos Seamounts (zonas sem fraturas) e ilhas oceânicas definem cadeias lineares que mostram uma relação progressiva de idade, comumente levando à uma ilha vulcânica ativa, é o caso da cadeia de montanhas submarinas “hawaiian-emperor”. Cadeia de ilhas em uma mesma placa seguem caminhos subparalelos em uma mesma direção e progressivamente de acordo com a idade, concluindo que essas cadeias foram resultados do vulcanismo gerado pelas plumas.
Na imagem 14.1 do livro ‘’Principles of igneous and metamorphic petrology ’’ do autor Winter , observa-se que muitos dos hotspots ocorrem perto ou em regiões de cadeias meso-oceânicas é o caso da Islândia, Azores, Galapagos, e Tristan. Estas situações estão associadas a alguns riftes associados as plumas E-MORB. Estas plumas podem sem consideradas uma mistura entre MORBs e OIBs. Cadeias de ilhas mais familiares consistem em várias ilhas e seamounts separados. Esse separamento se deve à produção local esporádica de magma em hot spots, e o conduto superior é eventualmente abandonado com o movimeto da placa e um novo conduto deve ser estabelecido. Lentos movimentos de placa ou produção efusiva de magma resulta em uma cordilheira vulcânica mais contínua, denominada aseismic ridge, que pode ou não surgir localmente acima do nível do mar para produzir uma nova ilha.
Algumas das plumas centradas em cordilheiras deixam a ilha ou seamont em forma de V com um membro de cada