elementos tabela
Propriedades Atômicas
A carga nuclear efetiva dos elétrons de valência aumenta no período, da esquerda para a direita. A atração nuclear entre um elétron de valência e o núcleo diminui de cima para baixo em um grupo porque os elétrons de valência pertencem a camadas sucessivas, que estão cada vez mais afastadas do núcleo e circulam caroços cada vez mais ricos em elétrons. Os elétrons de valência dos elementos que estão a direita e acima da Tabela periódica, perto do flúor, sofrem a maior atração pelos núcleos e os que estão a esquerda e abaixo, perto do césio, sofrem a menos atração pelos núcleos.
Raio atômico: decrescem tipicamente da esquerda para a direita em um período e crescem de cima para baixo em um grupo. Os elétrons são mais atraídos pelo núcleo, diminuindo os raios atômicos. Metade da distância entre os núcleos de dois átomos vizinhos. O raio diminui da esquerda para a direita e cresce de cima para baixo.
Energia de ionização: crescem da esquerda para a direita em um período e decrescem de cima para baixo em um grupo, isso se deve a carga nuclear efetiva, que “segura” os elétrons mais efetivamente. Energia necessária para retirar um elétron de um átomo na fase gasosa e no estado fundamental. A baixa energia de ionização faz com que se formem cátions que conduzam eletricidade.
Afinidade eletrônica: no alto, à direita da tabela periódica. Ela é a medida de energia liberada na formação de um ânion. Afinidade positiva grande energia é liberada. Afinidade negativa mais energia deve ser fornecida.
Alta energia de ionização = alta afinidade eletrônica.
Eletronegatividade: é a tendência de um átomo de atrair elétrons para si em um composto. Elas crescem da esquerda para a direita ao longo de um período e decrescem de cima para baixo em um grupo. Quanto maior for a carga nuclear efetiva e mais próximos os elétrons do núcleo, mais forte a atração pelos elétrons da ligação. Quando a diferença da