elementos quimicos
- INTRODUÇÃO
A indústria de alimentos teve um grande avanço após a Segunda Guerra Mundial (1939-45), com o advento dos produtos industrializados instantâneos. Essa expansão só foi possível por causa do aprimoramento e desenvolvimento de técnicas de desidratação, congelamento e higienização, entre outras tantas, necessárias ao correto processo de industrialização dos alimentos. Atualmente, há em todo o mundo um crescente interesse pelo papel desempenhado na saúde por alimentos contendo componentes que influenciam em atividades do ser humano. Apresentam-se como elementos químicos: corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes e acidulantes.
Componentes e características dos elementos químicos utilizados na pré-fabricação de alimentos:
Corantes: é toda substância que, se adicionada a outra substância, altera a cor desta. Pode ser uma tintura, pigmento, tinta ou um composto químico, são substâncias compostas e compostos químicos, tanto naturais (e suas modificações) quanto sintéticos, relativamente definidos e até puros normalmente aplicados na forma de suas soluções, tanto em água quanto em outros solventes, destacadamente o etanol, que se fixam de alguma maneira, predominantemente por fenômenos em escala molecular a um substrato, que pode ser um tecido (têxtil), papel e outros derivados de celulose, cabelo humano e pelos de animais, couro e diversos materiais.
Aromatizantes: são compostos naturais (origem animal ou vegetal) ou artificiais (sintéticos) que dão cheiro e sabor característico aos produtos comestíveis (alimentos industrializados) e odor aos produtos não comestíveis (cosméticos, aromatizador de ambientes, etc.) Podem ser naturais, artificiais ou uma mistura dos dois. Os naturais são substâncias obtidas por processos físicos, enzimáticos ou