Elementos Mecânicos de Pressão
DISPOSITIVOS DE MEDIÇÃO DE PRESSÃO
O instrumento mais simples para se medir pressão é o manômetro, que pode ter vários elementos sensíveis e que podem ser utilizados também por transmissores e controladores. Vamos então ao estudo de alguns tipos de elementos sensíveis.
Tubo de Bourdon
O princípio de funcionamento de um dispositivo de medição baseado neste elemento sensível é bastante simples e idêntico a um brinquedo muito conhecido: a "língua de sogra", que se vê na figura abaixo. Quando soprada, a "língua de sogra" se enche de ar e se desenrola, por causa da pressão exercida pelo ar. No caso do manômetro, esse desenrolar gera um movimento que é transmitido ao ponteiro, que vai indicar a medida de pressão.
Quanto à forma, o tubo de Bourdon pode se apresentar nas seguintes formas: tipo C, espiral e helicoidal.
Tipo C, Tipo Espiral e Tipo Helicoidal, respectivamente.
Detalhes de um manômetro tipo bourdon "C"
Vista Explodida do Manômetro Bourdon do Tipo C:
Manômetros anti-vibrante com Glicerina
Manômetro com sensor tipo Bourdon construído em caixa de latão forjado com anel de encaixe externo, com recheio de glicerina (líquido anti-vibrante).
São aplicáveis em instalações onde haja excessiva vibração mecânica e pulsação em medições associadas com cargas dinâmicas envolvendo rápidas alterações da linha.
Em manômetros sêcos estas condições levam a uma acentuada redução de vida e deterioração do movimento de engrenagens. O enchimento com líquido garante a precisão do instrumento, facilidade de leitura pela minimização de oscilações das partes. Opera com gases e líquidos não agressivos às ligas de latão, e, que não sejam viscosos ou cristalizáveis.
Manômetro com ponteiro de arraste
Os manômetros com ponteiro de arraste são aplicáveis em equipamentos onde haja variações rápidas da pressão que impossibilitam o operador observar qual a pressão máxima atingida. Nestes casos o ponteiro de arraste torna-se