mecanica
A vedação industrial é de extrema importância para o correto funcionamento dos equipamentos e das instalações de vários setores
É muito comum, em indústrias químicas e de seus derivados, ocorrerem vazamentos de produtos através das uniões das tubulações das linhas de produção. O mecânico de manutenção encarregado em resolver o problema constata que a junta utilizada como vedante encontra-se deteriorada. Levando o problema ao seu supervisor e à engenharia, através da avaliação do desenho do projeto da instalação da linha de produção, constatase um erro de especificação, ou seja, o projetista havia especificado um vedante de material não adequado e incompatível com a ação e o contato direto à ação do produto fabricado pela indústria.
Este caso, muito comum no dia a dia das fábricas, destaca a necessidade de especificar corretamente o vedante mecânico, de tal forma que possa suportar as ações químicas e mecânicas do produto e das instalações de produção.
O segmento de vedações industriais é de extrema importância para o correto funcionamento dos equipamentos e das instalações de diversas espécies. São variados os tipos de artefatos que compõem este segmento, sendo que algumas empresas especializaram-se na fabricação e distribuição destes artefatos, pois são indispensáveis em qualquer indústria química, sobretudo, aquelas que utilizam equipamentos e instalações hidráulicas ou pneumáticas em seus sistemas produtivos.
Os elementos de vedação
Os materiais tipicamente utilizados como elementos de vedação são as juntas de borracha, papelão,velumóide,anéis de borracha e metálicos, gaxetas de papelão, selos mecânicos de borracha e outros. Como exemplo de peças e elementos utilizados para vedações industriais, destacam-se os seguintes:
Acoplamentos: Elementos muito utilizados e indispensáveis em motores e redutores industriais que eliminam vibrações, ruídos excessivos ou choques mecânicos no momento