Elementos Lineares
Quando se tem um olhar mais aprofundado de uma construção, ou quando se vê esta obra ainda só com a sua forma estrutural, reparamos com mais precisão como cada componente se completa, e que juntos eles podem transformar ingredientes em uma espetacular obra moldada pelas mãos e ideias dos seres humanos.
Um surge através do outro, como os Pórticos que vem da união de vigas e pilares, também dos Arcos que são uma proposta diferenciada do mesmo mas de forma mais resistente pela força que a curvatura possui, das Abóbadas que aprofundam bem a ideia do arco, onde são usados infinitos deles e se dão em formas de imensos túneis, das Treliças que podem substituir vigas com uma proposta de estrutura mais leve... Enfim, pelo trabalho apresentado podemos destacar inúmeras variações de cada componente. Definições do que é, e do que se pode tornar e onde aplicar, sempre visando beneficiar e se adequar ao meio que se está inserido.
Com nomeações diferentes e subdivisões de elementos estruturais bem parecidos em suas composições químicas, os materiais predominados que são usados são: Concreto, aço e madeira.
Diante do que foi dito, temos a plena noção de que com a conclusão da obra cada elemento carregue junto de si uma grande importância, e de igual valor para o resultado final. As estruturas se complementam e dão forma ao que foi pensado, planejado e arquitetado, atendendo a todas funções requeridas e dando finalidade ao resultado que era esperado e desejado.