Elemento Resistivo Linear
Autores: Jonathan Bragança Madeira e Douglas dos Santos Ribeiro
Objetivos da Experiência
Encontrar os valores das resistências utilizando o multímetro e métodos indiretos
Introdução
Encontramos ao nosso redor inúmeros corpos, os quais possuem uma resistência, sendo ela alta ou baixa. A resistência pode ser medida aplicando uma diferença de potencial entre os extremos do condutor, gerando assim uma corrente entre os polos do condutor podendo ser calculado sua resistência através da equação Ohm dada por:
Onde (V) é a tensão aplicada nos extremos do condutor, (i) a intensidade de corrente gerada que atravessa o condutor e (R) a resistência .
Outra forma de se calcular a resistência, quando se conhece alguns elementos de um determinado circuito é utilizando a lei de Kirchhoff para circuitos em série e paralelo.
Circuito em série Circuito paralelo
Parte experimental e Discussão
O experimento se dividiu em duas fases onde, a primeira fase do experimento consistia em três etapas para determinarmos a resistência.
i) Identificar o valor da resistência fornecido pelo fabricante, por meio de consulta ao código de cores. ii) Fazendo a medida diretamente com o multímetro na função ohmerimetro. iii) Medindo valores de corrente para diferentes tensões aplicadas a um circuito.
A segunda fase do experimento consistia em determinar a resistência de um resistor desconhecido utilizando um circuito em serie e em paralelo, onde se conhecia os valores da resistência total, medida com o ohmímetro, e da resistência utilizada na primeira fase do experimento, utilizando as leis de Kirchhoff para a medida.
Primeira fase
i) As cores no resistor tinham a seguinte ordem
1ªfaixa: Marrom, com valor de 1.
2ª faixa: Preto, com valor de 0.
Faixa multiplicadora: Marrom, com valor de 10 Ω.
Faixa de tolerância: Dourado,