Elementos essenciais para o organismo
Toda a matéria que constitui a Terra e os organismos vivos é formada por elementos encontrados na natureza, esses elementos são denominados de elementos naturais. A maioria desses elementos não se encontra em nosso organismo, ao todo são 88 e apenas 25 desses elementos são considerados essenciais para a manutenção da vida.
Os macroelementos são aqueles cuja necessidade diária é superior a 100 mg, ocorrem em quantidades relativamente altas em um ou mais tecidos e são requeridos nas dietas em concentrações de 0,05 a 0,5%. Os principais macroelementos são:
1.Fósforo;
2.Potássio;
3.Sódio;
4.Enxofre;
5.Cálcio;
6.Cloro.
Os microelementos, chamados de elementos-traço, também precisam ser ingeridos, pois são importantes, apesar da necessidade diária ser inferior a 100 mg. Dentre eles encontramos:
1.Ferro;
2.Iodo;
3.Cobre;
4.Zinco;
5.flúor e manganês, dentre outros.
1.Fósforo:
Fósforo tem um papel importante na produção de energia juntamente com o cálcio. A energia química do corpo é armazenada em combinações de "fosfato de alta energia"
O elemento fósforo é altamente venenoso, mas não é tóxico quando ingerido como fosfato na dieta.principais fontes: Carnes, porco, frango, peixe, ovos e leite.
2.Potássio
Este mineral é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga.
Principais fontes: Vários alimentos frescos como: carne, leite, frutas, legumes, batatas e alimentos de grãos integrais.
3.Sódio
Este mineral é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Corredores participando de corridas longas devem prestar atenção na reposição de sódio para evita a hiponatremia. Muito sódio na dieta pode levar à hipertensão em pessoas com predisposição genética.Principais fontes: Sal, azeite e alimentos processados.