ELEMENTOS DO TEATRO
O conjunto de elementos que compõe no palco o espaço que ocorrem as ações é chamado cenário.
A cenografia envolve muito mais que decoração e ornamentação, ela é técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. Essa parte do teatro é responsável por ambientar e ilustrar o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico. Trabalhando nisso, o cenógrafo é aquele que cria o cenário.
No teatro grego a cenografia era equipada com mecanismos para produzir efeitos especiais, como a mecané, que elevava os atores que representavam Deuses ou heróis. No século XIX, o teatro naturalista construiu cenários que reproduziam o ambiente onde se desenrolava a peça. Hoje existem variadas tendências que vão do cenário naturalista ao convencional, até a total ausência de cenário.
O figurino é um elemento importantíssimo da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. Esta parte do teatro auxilia na compreensão do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela. A roupa transparece sentimentos, posição social, épocas e lugares através de suas formas, cores e texturas. O responsável por fazer tudo isso é o figurinista.
A maquiagem é um instrumento fundamental que auxilia na criação dos personagens e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vista a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem. O maquiador é quem possui as habilidades para pintura de rosto ou de corpo dos atores e atrizes.
A sonoplastia é o conjunto de sons vocais ou instrumentos criados para sublinhar ações de uma cena.