Elemento principais do teatro
Direção: Tacira Coelho, inspirado no livro homônimo de Carlos Augusto Nazareth.
Texto: Carlos Augusto Nazareth
Músicos: Afonso Dantas, Amannda Mattos, Isaias Pinho, Josah Costa e Mylane Mutti.
Com: Fábio Araújo, Gabys Lima, Lyon Guimarães, Nayara Homem, Pedro Souza.
A peça conta a história de uma criança que vê o mundo de uma forma diferente, ensinando aos outros esta maneira de enxergar a vida.
Personagens:
Menino: Um menino do interior, ensimesmado, sonhador, mas com forte desejo e determinação de conhecer o mundo, de conhecer a si mesmo
Mãe: Mãe forte, protetora, interiorana, calada, densa, ao mesmo tempo forte, mas amorosa embora contida.
Padrinho: O homem que vem de fora, sinal de que há uma vida diferente daquela no outro lado do morro, traz movimento, alegria, representa a única possibilidade de Zezinho ir com ele para conhecer o mundo.
Cigana: Personagem que representa o circo, a liberdade, a magia, a arte – o imaginário.
TEXTO
Narrador: Ele tinha sempre um enorme desejo em seu peito. Maior do que ele mesmo. Uma estranha sensação. Muito menino ainda, não sabia o que aquilo significava. Mas sabia que teria que descobrir – um dia.
Se sentava todas as tardes na soleira da porta, olhando o infinito. O infinito é dono de todos os caminhos; e se perguntava se seria ali, naquele lugar, que ele cumpriria o seu destino.
Seus olhinhos, muito pequenos e negros, giravam buscando ao redor. Procuravam. Mas só viam a linha do horizonte – curva e ondulada – que o separava do outro lado do morro, que ele sequer imaginava como era. Mas pressentia. Pressentia e desejava saber.
Olhava o infinito e desejava. Desejava forte. Ora queria saber o que havia do outro lado do morro, ora queria saber o que havia dentro do peito dele mesmo – tão desconhecido, para ele, quanto o outro lado do morro.
A casa de taipa, o chão de barro; o bambuzal nos fundos assobiava feito noite de ventania. Não corria pra cama da mãe, com