montesquieu
Introdução
Abordaremos neste trabalho não só a biografia de Montesquieu, mas também seu pensamento político.
Charles de Montesquieu foi um importante filósofo, político e escritor francês. Nasceu 18 de janeiro de 1689, na cidade de Bordeaux. É considerado um dos grandes filósofos do iluminismo.
Suas principais obras é o “Espirito das Leis” que trata das instituições e das leis e “Cartas Persas” que criticava os costumes sociais, políticos e religiosos da França.
Montesquieu foi o pensador iluminista que exerceu maior influência no desenvolvimento das teorias jurídicas e políticas da modernidade.
Montesquieu defendia a separação dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Um não pode interferir no outro, mas ao mesmo tempo um depende do outro.
Montesquieu
Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu, conhecido como Montesquieu, foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais.
Charles de Montesquieu foi um importante filósofo, político e escritor francês. Nasceu em 18 de janeiro de 1689, na cidade de Bordeaux. É considerado um dos grandes filósofos do iluminismo.
Nasceu em uma família nobre francesa. Estudou numa escola religiosa de oratória. Após concluir, foi estudar na Universidade de Bordeaux e depois em Paris. Nestas instituições teve contato com vários intelectuais, principalmente, com aqueles que criticavam a monarquia absolutista.
Com a morte de seu pai em 1714, voltou para a cidade de Bordeaux, tornando-se conselheiro do Parlamento da cidade. Nesta época, viveu sob a proteção de seu tio, o barão de Montesquieu. Com a morte do tio, Montesquieu assume o título de barão, a fortuna e o cargo de presidente do Parlamento de Bordeaux.
Em 1715, Montesquieu casou-se com Jeanne Lartigue. Tornou-se membro da Academia de Ciências de Bordeaux. Porém, após alguns anos nesta vida, cansou-se, vendeu