Elementos do jornalismo
Luis Otávio Cavalcante
Na década de 70, após os escândalos políticos de Watergate e Whitewater, revelados por famosas investigações jornalísticas, um comitê formado por 25 dos mais prestigiados jornalistas dos EUA se reuniu para discutir os rumos do jornalismo como profissão e seu papel na sociedade em meio à turbulência da perda de credibilidade dos jornalistas com o público.
Como Resultado deste trabalho, que chegou a envolver mais de 300 jornalistas, foram elaborados os 9 princípios básicos do jornalismo entre eles “A primeira obrigação do jornalismo é com a verdade” , “O jornalismo deve abrir espaço para a crítica e o compromisso público” e” Os jornalistas devem ser livres para trabalhar de acordo com sua consciência”, estes e outros publicados no livro “Os elementos do jornalismo” pelos jornalistas norte americanos Tom Rosentiel (professor de jornalismo na Universidade de Missouri-EUA) e Bill Kovach (professor na Universidade de Harvard-EUA).
O livro não apenas lista os princípios da conduta jornalística , mas se aprofunda nas discussões relativas a eles e seus impactos na sociedade, sempre os contextualizando dentro de casos verídicos da história do jornalismo americano o que torna a leitura do livro muito dinâmica e de fácil entendimento.
Contudo , o livro não se restringe apenas a abordar os princípios básicos do jornalismo . Por muitas vezes os autores comentam e se posicionam em relação aos rumos que o jornalismo toma, posicionamento este bastante crítico em relação ao futuro da profissão.
Uma das grandes críticas do livro é em relação ao monopólio das mídias de telecomunicação em mãos de conglomerados não especializados , no qual tais mídias são apenas pequenas partes do lucro das empresas, lucro este que é o que de fato importa para estes grandes conglomerados, e por isso não recebem a importância que deveriam receber.Isto gera uma banalização das notícias, que necessitam de