Elementos do clima e fenômenos climáticos
O clima tem impacto direto sobre a sociedade, pois influencia diretamente as condições do solo, das florestas, dos rios e oceanos, condições que têm efeito direto sobre o desenvolvimento socioeconômico.
A influência direta, processa-se através da qualidade e quantidade de vegetais indispensáveis à criação humana.
Tipos Climáticos do Brasil
Clima Subtropical: Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro à março.
Clima Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.
Clima Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade.
Clima Tropical: temperaturas elevadas, presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado.
Clima Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas, as chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pelo Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.
Clima Tropical Úmido: presente, principalmente, nas regiões litorâneas, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão e amenas no inverno. Em função da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas áreas.
Dinâmica Geral do Brasil e do Mundo:
Mundo:
Monções são ventos periódicos, cujo regime está associado à dinâmica dos centros de altas e baixas pressões atmosféricas, que se alternam sazonalmente, sob a influência das diferenças de temperatura entre o oceano e o continente. A disposição da massa de terras asiática e do Oceano Índico gera uma circulação atmosférica singular: o regime dos ventos de monções. As monções configuram, por sua vez, uma dinâmica sazonal que caracteriza o clima tropical de toda a Ásia meridional.
Inverno, o Oceano Índico funciona