elementos de superfície
PLACAS ou CHAPAS: agem como se fossem um conjunto de vigas que transferem a carga aplicada aos apoios. São muito utilizadas para cobrir vãos, em pisos e coberturas de edificios. Exemplos de placas e chapas:
- chapa: folha plana sujeita a esforços apenas em seu plano médio; - viga-parede: chapa disposta verticalmente sobre apoios isolados;
- placa: folha plana sujeita, principalmente, a esforços fora do seu plano médio;
- laje: placa de material litóide.
MEMBRANAS: também chamadas de folhas, sao estruturas bidimensionais utilizadas geralmente em grandes estruturas pelo fato de serem menos pesadas que uma placa seria em sua proporção. A membrana e uma fina camada de tecido ou polímero que recobre uma superfície ou serve de divisão a um espaço. Elas não são resistentes à compressão, flexão ou corte, mas resistem a tração e se adaptam às tenções das forças que atuam sobre ela. Geralmente são usadas em estruturas temporárias como lonas de circo. Membranas tambem sao usadas em camas elasticas e guarda-chuvas. Exemplos de membranas:
- membrana: casca sujeita a esforços apenas nos planos tangentes ao seu folheto médio;
- folha: estrutura constituída por uma ou mais lâminas. FOTO AEROPORTO DE DENVER FOTO BALAO INFLADO
CASCAS: essas estruturas possuem curvaturas para aumentar sua rigidez, por isso são estruturas resistentes. Suas formas variam conforme as necessidades estruturas e/ou exigências estéticas. Não são muito usadas pelo seu alto custo e também podem ter problemas com acústica, portanto sua utilização depende de fatores estruturais, estéticos e econômicos. Exemplos de cascas:
- casca: folha curva sujeita a esforços no seu plano médio;
- casca