ELEMENTOS DE MAQUINAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
VINICIUS MAGNO LOURENÇO SILVA
ELEMENTOS DE MAQUINAS
BETIM
2015
VINICIUS MAGNO LOURENÇO SILVA
ELEMENTOS DE MAQUINAS
Trabalho desenvolvido como um requisito da disciplina de Desenho Técnico Mecânico, ministrada pelo professor Edson, no sexto período do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras de Ensino.
BETIM, SETEMBRO DE 2015
Sumário
EIXOS 4
Definição 4
Aplicações 4
Material 4
Representação Técnica 5
Eixos maciços: 5
Eixos vazados: 5
Eixos cônicos: 5
Eixos roscados: 6
Eixos com ranhuras: 6
Eixos flexíveis: 7
MANCAIS 7
Definição 7
Aplicação 7
Material 7
Representação Técnica 8
BUCHAS 8
Definição 8
Utilização 9
Materiais 9
Representação Técnica 9
ROLAMENTO 10
Definição 10
Utilização 10
Material 10
Representação Técnica 11
POLIA 11
Definição 11
Aplicação 12
Material 12
Representação Técnica 12
EIXOS
Definição
Na maior parte dos casos são elementos geralmente cilíndricos, ou cônicos, podendo apresentar perfis lisos e compostos, bem como se apresentarem com seções cheias ou vazadas, que tem como objetivo permitir o movimento circular dele mesmo ou de outros componentes ligados ao mesmo. Também pode ser definido como quaisquer elementos que contem divisões por uma linha imaginaria ou real que indique o centro de um corpo ou em torno da qual esse corpo executa (ou pode executar) movimentos de rotação.
Aplicações
Em maior parte, são elementos de máquinas utilizados para suportar componentes rotativos e/ou transmitir potência ou movimento rotativo ou axial podendo trabalhar condições extremamente variáveis de carregamento.
Alguns exemplos simples são os eixos de uma roda de um caro que fazer com que as rodas permaneçam trabalhando em condições com o mínimo de variação possível para aproveitamento de força, gerando movimento ou o eixo terrestre, a linha imaginária que cruza o centro da Terra. O planeta gira em