Elementos De Fixa O
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
Disciplina: Elementos de fixação
Professor:
Turma: 3
Estudante:
Guaramirim 2015
Introdução
O trabalho proposto consiste em realizarmos um conceito de elementos de fixação. Contendo todas as informações necessárias para os mesmos. Proporcionando-nos, mais conhecimentos técnicos sobre toda parte burocrática de conceito de elementos de fixação geral.
Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças como chapas, perfis e barras. Qualquer construção, por mais simples que seja, exige união de peças entre si.
Entretanto, em mecânica as peças a serem unidas, exigem elementos próprios de união que são denominados elementos de fixação. elementos de fixação Numa classificação geral, os elementos de fixação mais usados em mecânica são: rebites, pinos, cavilhas, parafusos, porcas, arruelas, chavetas etc.
A união de peças feita pelos elementos de fixação pode ser de dois tipos: móvel ou móvel permanente.
União móvel, os elementos de fixação podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causar qualquer dano às peças que foram unidas. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com parafusos, porcas e arruelas.
União permanente, união permanente, os união permanente, elementos de fixação, uma vez instalados, não podem ser retirados sem que fiquem inutilizados. É o caso, por exemplo, de uniões feitas com rebites e soldas.
Tipos de elementos de fixação Para conhecer melhor alguns elementos de fixação.
Rebite O rebite é formado por um corpo cilíndrico e uma cabeça. É fabricado em aço, alumínio, cobre ou latão. É usado para fixação permanente de duas ou mais peças
Pino O pino une peças articuladas. Nesse tipo de união, uma das peças pode se movimentar por rotação. Fadiga de material significa queda de resistência ou enfraquecimento do material devido a tensões e constantes esforços.
Cavilha, a cavilha une peças que não são