Elementos da narrativa: O médico e o monstro
A complicação (problema) surge quando Utterson associa o Hyde da história de seu parente, com o mr. Hyde do testamento de seu velho amigo, e assim começa a investigação, para entender a relação entre os dois, bem como alertar a seu amigo Jekyll, sobre a integridade desse sujeito. E tudo se intensifica com o passar dos assassinatos, e as suspeitas de Utterson vão ficando maiores.
O clímax da história é quando Utterson e Poole decidem invadir o escritório de Jekyll, pois achavam que lá ele jazia morto e o assassino ainda estava por lá (que seria Hyde). A resolução é no penúltimo capítulo, com a narrativa de Lanyon, quando eles leem a carta e descobrem a verdade, sobre a dualidade de Jekyll, e finalmente a relação com mr. Hyde. A situação final é que como o sal havia acabado, sabe-se que o personagem Hyde havia por ali acabado, mas ao doutor Jekyll, fica subentendido que o mesmo tomou alguma atitude radical.
O clímax da história é quando Utterson e Poole decidem invadir o escritório de Jekyll, pois achavam que lá ele jazia morto e o assassino ainda estava por lá (que seria Hyde). A resolução é no penúltimo capítulo, com a narrativa de Lanyon, quando eles leem a carta e descobrem a