elementos computacionais
CAMPUS SÃO PAULO
TECNOLOGIA EM REDES
JACKSON DOUGLAS DA SILVA LOPES
ELEMENTOS COMPUTACIONAIS
SÃO PAULO
2014
Introdução
O trabalho a seguir, você irá ver os principais componentes que formam os sistemas computacionais de propósito gerais. Nele você verificará como cada componente atua na sua execução. Dessa maneira, você vai compreender que é muito importante entender qual o papel de cada um desses componentes, a sua importância e como esses se relacionam para que tarefas possam ser automatizadas por computadores.
1. Gabinete
Pode parecer esquisito abordar o gabinete como parte do hardware. Contudo, esse componente é essencial para comportar os demais itens. Além de armazenar as placas, discos e demais peças, o gabinete possibilita a organização dos cabos e serve como um local para resfriamento do hardware.
Normalmente o gabinete é fabricado com metais de alta resistência mecânica, ou seja, um material bem duro para evitar danos às peças que estão no interior. Todavia, existem modelos com acabamento em acrílico, plástico e outros materiais.
Um erro recorrente, e inclusive normal, é chamar o gabinete de CPU. Na realidade, ele armazena a CPU, mas está longe de ser uma. É preciso sempre ter em mente que o gabinete não tem qualquer função eletrônica, enquanto o processador (CPU) é um item “pensante”.
2. Placa-mãe
A placa-mãe é responsável por interligar todos os outros componentes internos do computador, por meio de slots de expansão (PCI, PCI-X, AGP e etc) e portas / interfaces de comunicação (PS2, SATA, IDE, Serial, Paralela, USB, eSATA e etc).
Para permitir a comunicação dos slots de expansão e interfaces citados acima, as placas-mãe possuem chipset controladores, os quais são responsáveis por permitir a comunicação entre os dispositivos conectados a placa-mãe, como o processador e a memória.
A placa-mãe só não é o