elementos coesivos
É inegável que a Linguística realizou um importante deslocamento ao mostrar que é possível olhar a língua por outros ângulos que não da correção de palavras.
Aqui conceituaremos o texto como qualquer passagem falada ou escrita que usamos pra informarmos a respeito de algo. Ele transmite uma mensagem que precisa ser entendida pelo ouvinte ou leitor, ou seja, prevê determinados sentidos, possui textura e essa por sua vez é criada por vários elementos linguísticos. Segundo Koch, (2001, p.12) um texto não é simplesmente um conjunto de palavras ou frases independentes, uma vez que possui uma estrutura específica. Tal afirmação permite dizer que um texto não se constrói apenas com a soma de palavras e frases.
Vale ainda destacar que um texto não existe significativamente por si só. Ele precisa fazer sentido dentro de um determinado contexto e da interação entre os envolvidos.
Dentre os diversos mecanismos que podem colaborar para boa formação de um texto escrito, mencionamos a coesão. Podemos definir, especificamente, a coesão, dizendo que se trata de um dado que concerne à organização dos elementos que estão que estão presentes na superfície da escrita e que pode ser utilizada como uma maneira de construir em uma sentença, um termo presente em outra.
Assim entendemos por coesão, um recurso de construção textual. Ela contribui ao texto um maior valor estético por meio do uso de elementos que são utilizados para se referir a algo, evitando repetições e também possibilitando uma maior coesão.
Marcadores textuais são elementos linguísticos que exercem funções importantes em um texto e ao observamos a fala podemos encontrar com frequência elementos típico da oralidade que fazem interferência na escrita inicial.
KOCH (1997: p. 34-38) esclarece que o modelo de texto falado dominado pela criança interfere em sua escrita.
Sabemos que a criança ao ser inserida na escola já sabe falar sua língua materna o que ela ainda não sabe são as regras para