elementos ambientais UMARIZAL BELEM
A arborização deve ser incorporada à prática de planejamento urbano, levando- se em consideração os benefícios que esta proporciona à cidade e à população que nela habita, considerando, porém, o aspecto vegetativo e físico da árvore, de modo a obter o convívio harmonioso entre esta e o meio urbano. A importância da arborização deve ser entendida como um elemento essencial para a proteção do meio urbano, em função da absorção da radiação solar, ventilação proveniente de das áreas sombreadas propiciadas pelas copas das arvores entre outros. O plano municipal de arborização urbana de Belém estabelece diretrizes e objetivos para a preservação do patrimônio ambiental e cultural do município.
A arborização colabora de forma significativa para a melhoria do conforto urbano. É elemento de contemplação, fornecedora de flores e frutos atrativos, e centro de configuração paisagística, como ponto de referência para orientação e identificação, possibilitando a proximidade e convivência do homem com a natureza no espaço construído.
As áreas verdes e de espaços livres se caracterizam por vegetação nativa e de grande porte, na maioria das vezes Mangueiras, Sumaumeira e Castanheiras e dentro das quadras foi observada à presença de respiradouros na parte posterior do lote que proporcionam maior qualidade do ar, sombreamento, ventilação entre outros benefícios porem com aumento da especulação imobiliária do local contribuiu para a redução dessas áreas.
O plano de arborização não esta condizendo com a realidade do local, as áreas verdes de logradouros públicos foram observadas e encontram-se na maioria das vezes em estado irregulares, pois não obedecem ao Decreto Lei nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004, e a NBR 9050/2004 que estabelece que o calçamento do passeio público deva ser mantido uma área livre não pavimentada de, no