Elemento arquitetonico
•Outros elementos característicos da arquitetura gótica são os arcos góticos ou ogivais e os vitrais coloridíssimos que filtram a luminosidade para o interior da igreja.
6 –FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS:
•Aliança entre reis e burgueses.
•Reis: redução de poderes dos nobres e da Igreja.
•Burguesia: unificação de impostos, moeda e sistema de pesos e medidas.
•Nobreza e clero: cargos e pensões concedidos pelo rei.
Ogóticodesenvolveu-semaistarde,duranteoséculoXIII,constituindoumaarteessencialmenteurbana.Seuselementos,quecaracterizamaconstruçãodegrandescatedrais,comoadeNotre-Dame,deParis,sãooarcoogival,aabóbadanervuradaeadecoraçãoexterior,alémdautilizaçãodevitrais,quepermitemmelhoriluminaçãointerna.
Pináculos – É um ornamento típico do Gótico, sendo muito usado quando do período deste. São pedículos de base prismática terminados em pirâmide afinada, ornada de ganchos.
Vitrais – Estes são marchetados e não pintados. São compostos de pequenos fragmentos de vidro pintado na massa do vitral durante a fabricação. Seus efeitos são maravilhosos além de vedar o sol, dá-lhe tonalidades multicores, enchendo o ambiente de claridade e de mil reflexos.
Embora sua temática seja diferenciada da arquitetura, as esculturas góticas e as gárgulas estão muito presente nas catedrais e outros estabelecimentos eclesiásticos.
Além das gárgulas e esculturas grotescas, existem esculturas religiosas presentes na arquitetura gótica. Através destas, eram expressadas a fé e religiosidade que o povo europeu sentia. Os caracteres esculturais seguem o fundamento gótico do verticalismo e são, majoritariamente, encontrados em