Elefante africano
[pic]
Nome vulgar: Elefante africano de savana
Nome científico: Loxodonta africana.
Características: Tamanho: O elefante africano é o maior dos elefantes, medindo entre 7 e 8 metros (cabeça e corpo) e 4 metros de altura. As orelhas são enormes e podem alcançar metade da altura do indivíduo. Peso: Chega a pesar 7 toneladas. A longa e flexível tromba apresenta dois "dedos" na ponta e pode pesar até 200 kg. Coloração: castanho avermelhado (da cor do solo). Outras características: Eles são membros de um grupo ou ordem chamados Proboscidea, caracterizado pelo órgão proboscis, ou tromba, e pelas enormes presas na mandíbula superior, que na realidade são grandes dentes incisivos. O seu corpo pesado tem uma estrutura muito maciça, apoiada sobre pernas grossas em forma de pilares e em pés amplos. A tromba é um órgão flexível e longo que apresenta narinas na ponta e que tem a função de transportar alimento, água, cheirar, levantar e analisar objectos.
Alimentação: Herbívora
Alimentam-se de folhas, rebentos, frutos e casca de árvores, e de raízes e folhagem de arbustos. Bebem cerca de 200 litros de água e ingerem perto de 150 a 300 kg de matéria vegetal, por dia. Três quartos da vida do elefante são passados à procura de comida e de água.
Localização: Em quase toda a África Subsariana, em savanas e estepes semidesérticas, principalmente em áreas protegidas.
Modo de vida: Vivem em grandes bandos de mais de 100 indivíduos, liderados pela fêmea mais velha, a "matriarca" e comunicam entre si através de infra-som. Toda a manada é cuidadosa com os filhotes. A longevidade é de 70 anos. Procuram alimento de manhã, ao final do dia e durante a noite. Repousam no meio da vegetação durante as horas mais quentes. Deslocam-se grandes distâncias para procurar alimento e água. Danificam a vegetação dos locais por onde passam, pois derrubam as árvores só para comer os ramos mais novos.
Reprodução: Os machos juntam-se