elasticidade e renda
B) São bens cujo aumento da renda do consumidor gera redução na quantidade demandada. Por exemplo a carne de segunda, com o aumento da renda é de se esperar que o consumo de carne de segunda caia em razão das pessoas estarem comprando carnes de melhor qualidade. Neste caso, a elasticidade-renda é menor que zero.
C) A elasticidade cruzada da demanda mede a variação percentual na quantidade demandada de um bem dado uma variação percentual no preço de outro bem substituto. Por exemplo, de quanto seria o aumento na quantidade demandada de margarina se houvesse um aumento no preço da manteiga.
Para cálculo de elasticidade, precisamos primeiramente de uma série histórica de dados de preço e quantidade para os bens analisados. São necessários ao menos 2 períodos, mas quanto maior o número de dados, mais apurado poderá ser o cálculo, principalmente se utilizar técnicas econométricas.
2)
A) Os Bens Normais dividem-se em Bens Essenciais e Bens de Luxo.Considera-se que quando a relação entre a procura do bem e o rendimento dos consumidores (elasticidade rendimento) é superior a zero e inferior a 1 diz-se que é um Bem Essencial. Quando a Elasticidade rendimento é superior a 1 referimo-nos a um Bem de Luxo.
B) São bens cuja demanda aumenta com o aumento da renda do consumidor e vice-versa.
C)
3)
A) Quando temos aumento elevado do consumo ocasionado principalmente pelo aumento de renda da população a tendência é haver um aumento na taxa de inflação, e