Elaine
Há uma série de redutores que podem ser oxidados pelo iodo livre. Há igualmente uma série de oxidantes que podem ser reduzidos pelos iões I-.
Temos, assim, uma dupla possibilidade de utilizar as propriedades óxido-redutoras do par conjugado I2/2I- na Análise Volumétrica, isto é, podemos dosear os redutores oxidando-os com uma solução de iodo e dosear também os oxidantes, reduzindo-os com os iões I-.
Durante a titulação de uma solução de Na2S2O3 com uma solução de iodo, a cor castanho-carregado que lhe é própria desaparece instantaneamente. Logo que todo o Na2S2O3 esteja oxidado, uma só gota a mais da solução de iodo dará ao líquido uma cor amarelo-pálido. Portanto, neste caso, como na permanganometria pode-se titular sem indicador. No entanto, a cor do iodo, obtida no fim da titulação , é fraca e torna portanto difícil a detecção do ponto de equivalência. É por isso que é mais cômodo utilizar como indicador um reagente sensível ao iodo; usa-se uma solução de amido que dá com o iodo uma composto de adsorção de cor azul intensa. No caso da titulação em presença de uma solução de amido, a reação considera-se terminada, quando uma única gota de iodo que se adicione à solução der a esta uma cor azul que se mantenha. Também se pode titular uma solução de iodo com tiossulfato, até que desapareça a cor azul, pela adição de uma só gota deste composto. Mas, neste caso, é necessário adicionar a solução de amido no fim da titulação, quando já houver pouco iodo ba solução, o composto de iodo e amido que se forma em grande quantidade reage lentamente com o tiossulfato, sendo portanto fácil de errar-se a titulação.
Soluções de iodo não podem ser considerados como