Elaboração e análise de projetos
1. Introdução 2
2. Conceito e características de um projeto 3
2.1 A necessidade e os benefícios de projetos nas organizações 4
2.2 Sucesso de um projeto: conceito e fatores críticos 6
2.3 O ciclo de vida de um projeto 7
2.4 Estruturas organizacionais para projetos 8
2.5 O PMI e PMBOK 10
3. Conclusão 12
4. Referências Eletrônicas 14
5. Referências Bibliográficas 15
1. Introdução
Gerenciar projetos é algo que fazemos cotidianamente em nossas vidas, embora nem sempre conscientes disso. É difícil encontrar alguém que nunca tenha estabelecido os projetos prioritários de sua vida, tais como concluir um curso superior, casar, construir ou comprar um imóvel etc.
Contudo, sabemos que nem todos conseguem levar a cabo seus projetos de vida. Todos estes projetos concorrem por seu tempo, dinheiro e sua energia para serem concluídos.
Em consequência, às vezes temos que priorizarem alguns e abandonar ou postergar outros. Também já tivemos que conviver com o fracasso em projetos que priorizamos. Abandonamos o projeto de fazer uma universidade no terceiro ano por falta de recursos ou de tempo para conciliá-lo com o trabalho, ou ainda desistimos de um casamento por dificuldades de negociação e conflitos com o(a) parceiro(a). Nas organizações, não é diferente, apenas tornamos este processo menos intuitivo e mais estruturado.
2. Conceito e características de um projeto
Um Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Temporário significa que todos os projetos devem possuir um início e um final definidos e não significa curta duração. O final é alcançado quando os objetivos do projeto forem atingidos, quando se tornar claro que os objetivos do projeto não serão atingidos ou quando não existir mais a necessidade do projeto e ele for encerrado.
Exclusivo significa que um projeto cria entregas exclusivas, por exemplo, milhares de prédios de escritórios