Elaboração e análise de projetos
POLO – BARBACENA - MG
ALUNO: DANIEL HENRIQUE ISABEL DIAS
A IMPORTÂNCIA EM SE PROJETAR DE FORMA RACIONAL
Trabalho apresentado como requisito de Conclusão da Disciplina de Elaboração e Análise de Projetos, Universidade Castelo Branco – Pólo Barbacena-MG.
Orientador: Prof. Valeria Fernandes da Rocha.
1. OBJETIVOS
Este trabalho visa explicar a importância em se projetar de maneira racional e sua importância no meio empresarial.
2. JUSTIFICATIVAS
O jargão “ tempo é dinheiro” é hoje ainda usado no meio empresarial. Alguns levando esse jargão ao extremo procuram pular o projeto e ir direto a execução. Acreditam que o projeto é um desperdiço de tempo. Porém o projeto nos fornece uma visão do todo e os possíveis resultados alcançados. Através dele podemos perceber falhas e erros que por ventura possam vir a ocorrer, corrigindo e aperfeiçoando. Evitando-se assim a perda de tempo. Mas para tal é necessário que ele ocorra de forma racional.
3. INTRODUÇÃO
De acordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, projetar significa lançar de si. O que é significa então projetar de maneira racional?
De acordo com o mesmo dicionário, racional significa baseado em raciocínio, dotado de razão. Assim projetar de modo racionar é externar aquilo que se deseja construir, empreender de maneira lógica, objetiva. No meio empresarial tal método poupa tempo e dinheiro e conduz à empresa a eficiência.
4. DESENVOLVIMENTO
O que podemos depreender da definição acima é que todo o projeto possui características em comum e que são racionais e não empíricas. As principais são: Temporalidade/singularidade (todo projeto difere de algum modo de um outro), incerteza/complexidade(depende do número de tarefas envolvidas),grau de precisão do objetivo(depende do grau de incerteza e do grau de complexidade).
Essas grandezas inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a complexidade e a incerteza menor será a precisão do