Elaboração e análise de projetos
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
MATERIAL DE APOIO
ANA MARIA DA SILVA
COLABORADORA
SOBRAL - CEARÁ
2
1. INTRODUÇÃO
É bastante satisfatório trabalhar com projetos, os projetos viabilizam os planejamentos estratégicos das empresas. Mas o que é um projeto? Projeto é um empreendimento para a realização de um produto ou de um serviço.
Notoriamente com uma diferença, possui uma data de Inicio e uma data para término dos trabalhos a serem executados, sendo temporário.
Portanto necessita de organização, disciplina e principalmente de todas as habilidades dos administradores que são: Liderança, Negociação,
Comunicação, Solução de Problemas e Influência (Persuasão). Possui as seguintes características: Executados por pessoas; Restringidos por recursos limitados; Planejados, executados e controlados. Os Projetos empresariais são compostos por processos.
Um processo é uma série de ações que geram um resultado. Sendo contínuo. Para o Processos serem bem sucedidos, são divididos em cinco etapas: concepção, planejamento, detalhamento, execução e conclusão. Para cada uma destas fases são indicados procedimentos e técnicas que permitem estruturar suas atividades, identificar e superar obstáculos e conduzir o trabalho até o passo seguinte, dentro do prazo de realização de cada atividade.
As fases do Projeto são: Planejamento e Execução. Para que um planejamento seja realizado de modo eficaz, além da organização e sistematização, necessita ainda ser compartilhado e acordado entre todos os envolvidos com a antecedência indispensável (sinergia), para que não ocorram, no futuro, problemas que existem há dois meses para algumas equipes e há apenas dois dias para outras.
Sendo salutar também, saber coincidir as datas das atividades dos projetos com a alocação prévia dos recursos das equipes funcionais. Um planejamento mal feito ou mal executado pode resultar em grandes perdas, ocasionando a inviabilidade do projeto.
Como por exemplo, deixar