Elaboração do Trabalho Científico
ANNA KAROLINE CARDOSO DE AQUINO
1412062/9
Fevereiro/2014, Fortaleza/CE.
ANNA KAROLINE CARDOSO DE AQUINO
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de
Elaboração do Trabalho Científico, à Professora
Renata Furtado Gradvohl
Fevereiro/2014, Fortaleza/CE.
Pesquisa é uma atividade que consiste em descobrir, analisar e compreender novos conhecimentos de uma determinada área/assunto, buscando aplica-los na sociedade.
Para que o pesquisador possa fazer conhecimento, o mesmo deve de duvidar do que está sendo posto, do objeto pesquisado; tem que deixar de lado aquilo que acredita ser verdade.
Para usar o conhecimento o pesquisador deve estar atento ao conhecimento já produzido.
O pesquisador deve se manter preocupado em relação a como deve se portar diante do tema a ser pesquisado. Deve manter uma postura crítico-reflexiva.
A pesquisa de campo é o tipo de pesquisa que pretende buscar as informações diretamente com a população pesquisada. Ela exige um contato mais direto do pesquisador com o que está sendo pesquisado. Diferente da pesquisa experimental, levando em consideração que o pesquisador não tem controle sobre as variáveis que encontrará no decorrer da pesquisa.
A pesquisa documental consiste em organizar, examinar, analisar materiais que não tem um tratamento analítico.
A pesquisa experimental baseia-se na investigação de relações entre duas variáveis, com o objetivo de descobrir e interpretar o que é pesquisado com a realidade.
A pesquisa teórica é uma pesquisa dedicada a reconstruir teorias, conceitos e/ou ideias já existentes.
A pesquisa quantitativa preocupa-se com o número de entrevistados, por exemplo, no caso de pesquisa que precise de um número considerável de pessoas, para que haja precisão nos resultados.
A pesquisa qualitativa já se preocupa com uma investigação mais profunda da