revoluçao russa
9 -. Os bolcheviques defendiam a implantação do socialismo através da revolução. Já os
Mencheviques defendiam a implantação do socialismo de forma pacífica.
2- Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa pertencem ao mesmo contexto histórico, com feitos e efeitos de conseqüências recíprocas aos dois acontecimentos que, para muitos historiadores, serviram de abertura ao turbulento século XX.
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com as sucessivas vitórias do bloco alemão sobre Rússia, acelerou a decomposição do Estado Czarista de Nicolau II. Em fevereiro de 1917, os mencheviques derrubaram o czar e proclamaram a supremacia do Parlamento (Duma), buscando estruturar um Estado liberal. Contudo, o novo governo liderado por Kerensky, dados os comprometimentos com os países capitalistas em guerra contra a Alemanha, decidiu manter a Rússia na Primeira Guerra, cumprindo seus compromissos e acordos com o bloco Aliado.
A continuação das derrotas militares, acompanhadas do colapso econômico nacional, passaram a contribuir para o desgaste do novo governo russo. Ao mesmo tempo, abriram-se espaços políticos para os opositores revolucionários bolcheviques que, liderados por