Orientações para elaboração de um trabalho cientifico
Sinopses
Resumo analítico do trabalho, redigido pelo próprio autor ou editor, publicado simultaneamente ao trabalho. Pode ser colocado entre o título e o texto ou ao final da publicação. Deve ser escrito em português, inglês ou outra língua de difusão internacional. Indica o assunto relativo ao trabalho e seu enfoque.
Resumos
Apresentação concisa e seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior importância, isto é, as principais ideias do autor da obra.
Etapas na elaboração de resumos
Para a elaboração de um bom resumo, é importante observar algumas etapas:
a) Leitura integral do texto, para conhecimento do assunto;
b) Aplicação da técnica de sublinhar (palavras e sintagmas nominais), para ressaltar as ideias importantes e os detalhes relevantes em cada capítulo;
c) Reestruturação do plano de redação do autor, valendo-se do índice ou sumário - elaboração de um plano ou esquema de redação do resumo;
d) Rascunho dos capítulos ou partes do texto, com base no esquema ou plano de redação;
e) Leitura comparativa com o original para verificação de necessidade de alterações;
f) Redação final do resumo em fichas, segundo as normas de fichamento.
Tipos de resumos
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta os seguintes tipos de resumo:
• Indicativo ou descritivo - indica os pontos principais do texto; utilização de frases curtas, cada uma correspondendo a um elemento importante da obra; descreve a natureza, forma e propósito do trabalho. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
- o Abstract - trata-se de um tipo de resumo descritivo ou indicativo encontrado em artigos e livros publicados atualmente, com cerca de 150 a 500 palavras, em duas versões (língua vernácula e língua estrangeira). Apresenta os pontos relevantes do texto - conteúdo das partes, tipo de abordagem e conclusões do trabalho -, de forma concisa e clara.
• Informativo - contém as informações principais e permite dispensar a