arte medieval
Profª Bianca Campello
A longa duração da Idade Média fez esse período caracterizar-se em diferentes fases de organização social. Convencionalmente, para seu estudo, dividimos o período medieval em Alta Idade Média
(do século V ao século XII) e Baixa Idade Média (do século XIII ao século XV). Cada um desses momentos possui uma estrutura social característica e a produção da arte dessas épocas dialoga diretamente com as necessidades e aspirações dessas sociedades.
A Alta Idade Média compreende o período em que os povos bárbaros (no sentido de estrangeiros, que não pertenciam ao Império Romano do Ocidente) dominaram a Europa. Essa é a época em que as cidades se esvaziaram e em que vigorou o feudalismo, como modo de produção e de organização social. A imagem que temos de uma igreja muito poderosa, a serviço da qual cavaleiros e reis se dispõem, corresponde ao fim dessa época, entre os séculos X e XII. Esse período corresponde ao apogeu da arte de estilo românico, que se manifestou nas artes plásticas e na arquitetura, principalmente, e ao surgimento do Trovadorismo.
O estilo românico
O estilo românico existe, portanto, numa época em que uma sociedade guerreira aos poucos se torna uma sociedade civil. As lutas entre os senhores dos diversos feudos cessam nessa época, havendo relativa estabilidade social. No entanto, o modelo de homem admirável da época não dispensa as qualidades guerreiras: é o cavaleiro medieval, que passa a acumular também as características do cavalheiro da corte. O ideal heroico do período é o do guerreiro corajoso submisso a Deus e do apaixonado cortês submisso à dama.
Essa imagem guerreira será representada na arquitetura românica em edifícios de construção poderosa, projetados para ser funcionais: proteger as pessoas e resistir a ataques. Usam-se grossos blocos de pedra nas paredes e as construções tendem a ser relativamente baixas, principalmente se comparadas as