ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO TÉCNICO CIENTIFICO
Rosemary Passos e Gildenir Carolino Santos
(Compiladores)
Publicação eletrônica registrada no ISBN: 85-86091- (em curso)
SUMÁRIO
1. CONCEITO DE RELATÓRIO
2. OBJETIVOS
3. TIPOS DE RELATÓRIOS
4. RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
5. FASE DE UM RELATÓRIO
6. ESTRUTURA DO RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO 6.1 Capa 6.2 Falsa folha de rosto 6.3 Verso da falsa folha de rosto 6.4 Errata 6.5 Folha de rosto 6.6 Sumário 6.7 Listas de tabelas, ilustrações, abreviaturas, siglas e símbolos 6.8 Resumo 6.9 Texto 6.10 Anexo (ou Apêndice) 6.11 Referências bibliográficas 6.12 Apresentação gráfica 6.13 Negrito, grifo ou itálico 6.14 Medidas de formatação do relatório
7. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
1. CONCEITO DE RELATÓRIO
"É a esposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, estatísticas e outros." (UFPR, 1996)
2. OBJETIVOS
De um modo geral, podemos dizer que os relatórios são escritos com os objetivos: divulgar os dados técnicos obtidos e analisados; registrá-los em caráter permanente.
3. TIPOS DE RELATÓRIOS
Os relatórios podem ser dos seguintes tipos: técnico-científicos; de viagem; de estágio; de visita; administrativos; e fins especiais.
4. RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
É o documento original pelo qual se faz a difusão da informação corrente, sendo ainda o registro permanente da informações obtidas. É elaborado principalmente para descrever experiências, investigações, processos, métodos e análises.
5. FASE DE UM RELATÓRIO
Geralmente a elaboração do relatório passa pelas seguintes fases:
a) plano inicial: determinação da origem, preparação do relatório e do programa de seu desenvolvimento;
b) coleta e organização do material: