Elaborando um EAP
ELABORANDO UMA ESTRUTURA ANALÍTICA DO
PROJETO (EAP)
Aluno: Rodrigo
O que é a Estrutura Analítica de Projetos
Segundo o guia PMBOK: A EAP é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias.
A EAP organiza e define o escopo total do projeto, subdivide o trabalho em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, em que cada nível descendente da EAP representa uma definição mais detalhada do trabalho do projeto.
“A Estrutura de Analítica de Projeto identifica todas as atividades, tarefas e sub-tarefas de um projeto” Ex:
O Processo de Criação da EAP
A principal entrada para a criação da EAP é a Declaração de Escopo, resultado do processo Definir o Escopo. Nela estão documentadas as entregas que o projeto deve conter para satisfazer as necessidades do cliente.
Contamos ainda com a Documentação dos Requisitos que pode nos ajudar a entender melhor estas entregas e facilitar na decomposição destas entregas em unidades menores.
Você poderá verificar ainda a documentação de projetos antigos. Neles você poderá encontrar modelos de EAPs similares de outros projetos, procedimentos para criação da EAP, lições aprendidas e etc.
Após conhecer melhor o projeto e as entregas do projeto, utilizamos a técnica de decomposição para subdividir as entregas em unidades menores e mais facilmente gerenciáveis, até que cheguemos ao nível de pacote de trabalho.
O pacote de trabalho é sempre o último nível da EAP, é o nível em que a equipe de gerenciamento de projetos ficou satisfeito com a decomposição realizada.
Dica1: Dependendo do projeto, utilizar a regra do 8-80, que significa dizer que a duração para a conclusão de um pacote de trabalho deve durar entre 8 horas e 80 horas. Quando o projeto é muito crítico, pode-se utilizar a regra de 4-40.
Dica2: Decompor em excesso pode levar a uma maior