Elabora O De Semin Rios
ENGENHARIA MECÂNICA
SISTEMAS INDUSTRIAIS I
CONSTRUÇÃO DE UM SEMINÁRIO
O seminário é uma metodologia de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debate sobre um tema de estudo. Ele não é feito para o professor, mas para todos estudantes e professores, ou seja pressupõe a participação ativa de todos na apresentação.
Não é leitura de texto, mas sim uma troca de ideias entre quem apresenta e quem assiste.
1
FUNCIONAMENTO
O seminário pode ser em grupo ou individual. Quando em grupo, o assunto e dividido em subtemas e cada estudante fica responsável por um deles. O seminário serve para aprofundar o conhecimento sobre um tema especifico e tornar a abordagem de um assunto mais dinâmica. Propícia o debate sobre um tema e socializa o conhecimento para um grupo. Os componentes do seminário se divide em:
•
Ficha de roteiro: roteiro impresso que deve ser entregue a todos os participantes (plateia), que contém o plano de voo do seminário. Deve listar os tópicos que serão desenvolvidos no mesmo, isto ajuda a cada participante compreender a totalidade do seminário e a sistematizar os conteúdos. •
Coordenador: membro do grupo que tem a palavra inicial na apresentação. Cabe ao coordenador apresentar os participantes do grupo e fazer uma breve introdução ao tema que será abordado, além de falar das estratégias adotadas no desenvolvimento do seminário.
2
ESTRUTURA
Todo o seminário deve ter introdução, desenvolvimento dos subtemas e finalização.
•
Plano: deve expressar a agenda do seminário e as palavras chaves.
•
Introdução: onde é feita a contextualização do tema, sua importância e objetivos do mesmo.
•
Desenvolvimento dos subtemas (tópicos): concentra os conteúdos a serem desenvolvidos e deve ser lógico e coerente.
•
Finalização: momento de reflexão e síntese, onde devem ser ressaltados os aspectos mais importantes do tema trabalhado.
3
DIRETRIZES PARA UM SEMINÁRIO EM GRUPO
A apresentação de cada