Simple present
SIMPLE PRESENT
Não adianta negar: o Present Perfect para nós, brasileiros, é um bicho de sete cabeças. Ao menos, no começo. Ele fala de um tempo verbal que não tem equivalente em nossa Língua Portuguesa.
Porém, depois que você pega o jeito de usar, percebe que é um tempo muito útil.
E nem precisa ser tão difícil assim.
A estrutura, muitos já conhecem: have/has + verbo no particípio. Para ajudar você a entender o Present Perfect, vamos mostrar as situações em que ele é usado:
1 – Algo que começou no passado e ainda é verdade no presente. Você trabalha ou estuda no mesmo lugar há algum tempo? Então, é algo que começou no passado e ainda é verdade no presente, certo? Esta é a 1ª situação ideal para o Present Perfect: I have worked at Englishtown since 2007. (Trabalho na
Englishtown desde 2007).
O mesmo vale para algo que começou no passado e ainda não terminou, conforme esperávamos que tivesse terminado: It hasn’t stopped raining yet and the kids haven’t finished their homework! (Não parou de chover ainda e as crianças não terminaram a lição de casa!)
Existem processos que acontecem com o decorrer do tempo. Você não sabe quando a mudança começou, mas constata, quando fala, que ela ainda está em progresso ou que seus resultados ainda são visíveis, ainda têm efeito no presente.
Como crescer – aposto que, um dia, você já ouviu sua tia dizer: You have grown so much since the last time I saw you! (Você cresceu tanto desde a última vez que eu o vi!).
Quando você está no meio de um acontecimento ou processo, como uma semana difícil no trabalho:
I have had seven meetings this week (Tive sete reuniões esta semana – e o fato de eu ter usado o
Present Perfect aqui indica que este processo ainda não terminou, ou seja, que eu ainda vou ter mais reuniões antes de a semana acabar).
2 – Já aconteceu, mas não importa quando Você já teve um momento inesquecível ou uma experiência marcante na sua vida? Você pode falar sobre isso sem