Elabora O De Gr Ficos
DEQUÍMICA-RJ
ANÁLISE INSTRUMENTAL
GRÁFICOS
CONCEITOS BÁSICOS
Um gráfico bidimensional envolve sempre duas coordenadas cartesianas: a ordenada, na vertical, e a abscissa, na horizontal. Um ponto que possui valor de abscissa 2 e ordenada de valor 3 é apresentado na notação (2,3).
Para representar pontos que relacionam temperatura (T) e pressão (p), pode-se colocar T no eixo das abscissas e p no eixo das ordenadas. Este arranjo é representado por p × T. Um gráfico de
T × p significa justamente o inverso, T nas ordenadas e p nas abscissas.
Uma reta tem a equação y = ax + b, onde a é o coeficiente angular e b é o coeficiente linear, as duas constantes que caracterizam a reta. Estes elementos podem ser identificados no gráfico:
x é a variável independente e é colocada no eixo das abscissas. y é a variável dependente já que, uma vez estabelecido o valor de x, o valor de y vem pelo cálculo da função, isto é, y é função de x. Quando x = 0, y = b. Num experimento, a variável independente é, por exemplo, a concentração que já está presente no sistema, e a variável dependente é a medida obtida pelo observador com o instrumental utilizado e que depende da concentração. O coeficiente angular traduz a inclinação da reta, corresponde ao valor da tangente do ângulo formado entre a reta e o eixo das abscissas e pode ser obtido por:
a = tgα =
sen α ∆y
=
cos α ∆x
Dividindo-se um intervalo ∆y pelo seu correspondente intervalo ∆x, obtém-se o valor de a.
Uma outra maneira de demonstrar é: y1 = ax1 + b y2 = ax2 + b y1 - y2 = a (x1 - x2) ⇒ a =
y1 − y 2 x1 − x 2
CEFET Química - URJ
Análise Instrumental
Gráficos
CONSTRUÇÃO PASSO A PASSO
1. ELABORAÇÃO DE TABELAS
As tabelas científicas devem conter os dados obtidos experimentalmente e que serão plotados no gráfico. Quando a medição for indireta, isto é, obtida por um cálculo, deve-se acrescentar a coluna desta medida indireta. No gráfico V × T, V (voltagem) é obtida pelas medidas
da