El Greco
O Maneirismo foi um estilo artístico surgido na Europa no século XVI, cujo movimento revisava a visão clássica e naturalista da arte. Manifestou na pintura, escultura e arquitetura italiana, espalhando-se por toda europa e colônias da América e Oriente. Na França, Espanha e Portugal, o maneirismo ficou expresso como um estilo italiano quinhentista.
O estilo maneirista ficou caracterizado como uma valorização da originalidade individual, pela complexidade e artificialismo que visava sobrepor-se através da emoção, elegância e tensão em várias feições de expressão.
Uma das características do Maneirismo era a deformação dos corpos (geralmente alongados), os músculos faziam contorções absolutamente impróprias para os seres humanos. A deformação dos corpos era um tipo de resposta a busca pela perfeição corporal tido no renascimento. Outras características interessantes eram a multidão de pessoas e figuras numa mesma cena, os rostos melancólicos e misteriosos, que também faziam certa oposição ao modo renascentista onde as pessoas apareciam totalmente sem sentimentos (pareciam pousar para fotos).
No Renascimento uma das características observadas na pintura era a chamada “claridade expositiva”, onde havia luz em toda a composição, como se a pintura fosse feita sempre ao meio-dia. Ao contrário dessa lógica, o Maneirismo e o Barroco vieram com um estilo diferente, eles deixavam a cena mais escura como se as coisas estivessem encobertas por sombras revelando só o essencial para compreensão, porém o maneirismo não foi como o Barroco em questão de escuridão, nas obras, as cenas não eram tão escuras em comparação com a escola sucessora. Ainda falando sobre o uso da luz, ela se detinha sobre alguns objetos e figuras, produzindo sombras inadmissíveis, o que dava um tom fantasioso às obras.
EL GRECO
Biografia - El Greco
Domenikos Theotokópoulos nasceu na antiga localidade de Cândia, atual Iráklio, capital da ilha grega de Creta, naquele momento pertencente à