análise da obra A anunciação El Greco
No quadro observamos a Anunciação da Virgem Maria, que se encontra em um longo vestido vermelho, acompanhando de um lenço azul e um véu branco, que cobre uma parte de seu cabelo. Sua mão esquerda marca a página de um livro, supostamente a Bíblia, enquanto sua mão direita está erguida, como se saudasse o anjo Gabriel. É nítida também a presença de elementos que se encontram no ambiente interno de uma Igreja, o pequeno altar de madeira, onde Maria se encontra sentada, a exemplo. O olhar de Maria direciona-se ao anjo Gabriel sua a direita, assim como o do anjo, estando este último em uma posição ligeiramente inclinada e com os olhos fechados. Suas mãos, juntamente com a mão direita de Maria, formam um triângulo ao centro da obra.
O anjo se encontra sobre uma nuvem, vestindo uma roupa amarela de mangas brancas bufantes. Seu cabelo castanho claro está envolvido por uma aureola e segura em sua mão esquerda um ramo de lírios. No canto inferior da obra, ao lado da virgem Maria, existe um cesto com panos e uma tesoura. Já no canto oposto, um vaso com ramos de plantas dentro. Uma pomba branca, surge da luz retratada pelo artista; ela está com as asas abertas, voando em direção à virgem.
Predomina-se no quadro, cores escuras, por isso, o feixe de luz emanado do topo e quase encontrando o chão, é ressaltado. A luz ilumina uma das faces de Maria e metade de suas roupas; tem ainda, uma relação mútua entre o contraste das cores e o volume das formas. A iluminação é pintada como se fosse um corpo, pois, as figuras retratadas, Maria, o Anjo e a pomba, parecem ser a verdadeira fonte da luz. Prolongando-se uma diagonal entre o canto inferior direito e o superior esquerdo, a obra divide-se em dois triângulos distintos: um composto por Maria e o cesto com panos e outro pelo arcanjo Gabriel e a pomba branca. Nota-se a partir daí, que existe uma assimetria, obtido por meio da diferença estrutural das áreas separadas.