Eja- um novo caminho para o uturo
UEA – EJA, Um novo caminho para o futuro
Aluno: Leonardo vieira
1-Delimitação do Tema:
É muito comum, ainda, a concepção de que a partir de certa idade já é tarde para estudar. Contudo, há histórias de vida que têm mostrado justamente o contrário: a garantia da educação de qualidade para jovens e adultos tem permitido mudanças nos relacionamentos dos sujeitos envolvidos, abrindo novas possibilidades profissionais. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma necessidade tanto na comunidade como nos locais de trabalho. À medida que a sociedade se desenvolve, novas possibilidades de crescimento profissional surgem, mas, por outro lado, exigem maior qualificação e constante atualização de conhecimentos e habilidades. Esses conhecimentos e habilidades, só podem ser adquiridos mediante educação formal. Além de que o básico hoje em dia é que se tenha no mínimo um ensino médio. A EJA oferece essa oportunidade aos que não a tiveram na idade ideal.
2-Justificativa
2.1-Interesse: Atualmente existe uma contradição nas cidades: por um lado, milhares de chefes de famílias desempregados ou em subempregos que mal sustentam o básico; de outro lado, vagas no mercado de trabalho que não são preenchidas. O principal motivo é a falta de qualificação profissional. Muitos adultos tiveram que abandonar a escola ou simplesmente nem tiveram a oportunidade de frequentá-la por razões variadas. Esses trabalhadores estão percebendo a urgência em retomar os estudos e a procura pela EJA tem aumentado.
2.2-Relevância Social: Com uma maior oferta de educação para jovens e adultos com mais qualidade e o incentivo para a volta à sala de aula, toda a sociedade ganha. O mercado de trabalho, porque absorve profissionais qualificados; o Estado porque economiza com os benefícios sociais que paga para famílias de baixa renda e desempregados e o cidadão que se sente dono do